A norma regulamentadora 13 (NR13), cujo título é Caldeiras e Vasos de Pressão estabelece todos os requisitos técnicos e legais relativos a instalação, operação e manutenção de caldeiras e vasos de pressão. Acidente em 2004:
Nossa equipe realiza os testes, laudos e inspeções necessárias para que os nossos clientes tenham um equipamento seguro que atenda todos os critérios técnicos citados nas normas regulamentadoras.
Todos os cálculos empregados são conforme normas, bem como a definição das pressões máximas de trabalho permitidas (PMTP) e/ou as Pressões máximas de trabalho admissível (PMTA). Os equipamentos têm seus materiais e dimensionais selecionados para que eles atendam as mais severas condições de pressões previstas coincidentes em serviços normais, conforme a American Society of Mechanical Engineers.
O objetivo de todo o descritivo técnico é atender as categorizações mais seguras, conforme o código A. D. Merkblatt.
Os equipamentos por nós fornecidos apresentam seus prazos de inspeções internas e externas determinadas dentro das características fundamentais que são considerados os fluidos, pressões, aplicações e temperaturas.
Durante o nosso processo de criação documental, temos a elaboração do prontuário de vasos de pressão, onde são contemplados os desenhos técnicos, códigos de rastreio, ano de fabricação, materiais, cálculos, procedimentos de inspeção e relatórios de testes. Além dos detalhes com fotos, analises gráficas e laudos de ocorrências diversas.
Nosso teste hidrostático apresenta o exame interno e externo do vaso de pressão submetido a determinada pressão. Este modelo de teste é o garantidor da estanqueidade de válvulas, roscas, corpo e soldas. Além de todos esses testes ainda temos os exames complementares que irão garantir através de ensaios não destrutivos a integridade física dos vasos.
Os vasos possuem categorias, sendo elas A, B e C. Para que essas classes levamos em consideralão a pressão igual ou superior a determinados valores, sendo eles.
Iguais ou superiores a 1960kPa para categorias “A”.
Iguais ou superiores a 588kPa para categorias “C”.
E as categorias “B” são todas que não se enquadram as duas categorias anteriores.
Classificação NR-13 – Vasos de Pressão
Verificação de enquadramento da norma NR-13:
Diâmetro interno > 150 mm para as classse B, C e D
P x V > 8
onde:
P = pressão máxima de operação em KPa
V = volume interno em m3
Exemplo: P = 3 Kg/cm2 = 294 Kpa V = 30 l = 0,03 m3
P x V = 8,82 > 8, enquadra na norma NR-13.
Obs: vasos que contenham fluido da classe “A”, independente das dimensões e do produto “PV“ e se o diâmetro interno for menor que 150mm.
Por Eng. José Augusto Ferrari Junior